quarta-feira, 10 de junho de 2009

Envelhecer ...

Convivo de há 2 dias para cá, directamente com o declínio do funcionamento do sistema corporal e espiritual, de alguém que me é relativamente próximo, a minha avó materna.
A minha avó, nunca foi pessoa de demonstrar grandes afectos, no entanto sei que era capaz de despir a própria camisa em prol de outros.
É angustiante, ver alguém tão indefeso a sofrer, e é verdade que na velhice, volta-se a ser bebé outra vez. Estar dependente de tudo e todos e em momentos de lucidez, surge a revolta e os insultos àqueles que auxiliam.
Sabendo de antemão que o cérebro está incapacitado das mais simples funções, não podemos levar a peito os insultos proferidos nessas alturas.
É muito complicado lidar com situações destas, é uma grande carga física e especialmente emocional. É tomarmos consciência, de que vivemos neste mundo, durante o tempo que for necessário, até irmos ajustar contas com o Ser Superior, e a confrontação de um final de vida é bastante doloroso.
Uma vez que a minha avó encontra-se em casa dos meus pais, recebemos visitas constantes dos irmãos, meus tios avós, que ficam completamente transtornados com o que vêem.
A minha avó é alimentada através de uma sonda nasogástrica, a visão é quase nula, só responde a vozes...
Preparamo-nos mentalmente, que mais dia, menos dia, ela "descansará", mas até lá, estamos conscientes de que faremos os possíveis e os impossíveis para mantê-la confortável.

Sem comentários: